terça-feira, 7 de agosto de 2007

FÍSICO GRANADO

Entrevista com
Nelson Vilhena Granado
Físico, terapeuta e pesquisador
Por Pepe CHAVES*
Nelson Granado, em palestra no II UFO UNA, junho de 2006, Itaúna/MG.

Nelson Vilhena Granado é autor dos livros Dimensionalis – preparação para a grande revelação e Omniversalis – da matéria primordial ao infinito (ambos, Wanel Editora). Nasceu em São Vicente/SP, em 1942, morou na cidade de Santos até seus 19 anos, quando seguiu para São Paulo para cursar engenharia na Escola Politécnica (até 1968) e física no Instituto de Física da USP (até 1972). Lecionou matemática e física durante muitos anos.

No começo da década de 80 dirigiu-se para o Planalto Central brasileiro, onde experienciou a vida em comunidade rural, demonstrando preocupações ecológicas e espiritualistas. Ficou na região de Ceres (GO) durante 6 anos, conhecendo e participando de projetos ligados a grupos de estudos espiritualistas, relacionando-os ao crescimento interior e a trabalhos de conscientização do operário do campo. Nesta ocasião lecionou diversas matérias em instituição católica ligada ao movimento Franciscano.
De volta a São Paulo em 1986, reassumiu aulas de Física, ingressou na Faculdade de Medicina da USP, graduando-se no curso de fisioterapia em 1995. A partir deste ano, começou a coordenar grupos de estudos que estivessem compromissados com a reforma íntima e com a reintegração do homem terrestre ao fraterno convívio com irmãos de outros orbes.

Em suas palestras, tem dissertado sobre ciência e espiritualidade, sobre reforma íntima, consciência e cidadania (planetária e cósmica), a mensagem do Mestre Jesus, circuitos oscilantes neurais e multidimensionais, o “exílio de Capela” e a volta de Jesus, entre tantos outros temas. Tem feito palestras em instituições religiosas, lojas maçônicas, rosacruzes e teosóficas, espaços esotéricos, universidades, congressos espíritas, ufológicos e espiritualistas, entre outros.

Dono de um carisma indescritível, o Prof. Granado tem arrebatado amizades por todo o país, onde quer que passe proferindo suas palestras "energéticas", encanta os espectadores com seu modo natural de se portar. Crente da vida inteligente extraterrestre, como também nos campos interdimensionais, Granado criou fortes laços no meio ufológico brasileiro. Concorreu ao I TOP UFOVIA, onde os internautas elegem os melhores autores, foi eleito como o "melhor autor do ano" de 2004 e autor do “melhor artigo” no II TOP UFOVIA em 2005.

Em abril de 2005, esteve palestrando em Itaúna, durante o I UFO UNA – I Congresso de Ufologia e Espiritualidade de Itaúna, onde nos conhecemos pessoalmente e criamos profundos laços de amizade e admiração recíprocas. Nesta entrevista, o professor Nelson Granado nos fala dos aspetos espiritualistas e cósmicos que pairam entre as mini partículas subatômicas e, paradoxalmente, se estendem, até os imensos astros desse nosso universo tridimensional - dentre outros assuntos.

UFOVIA: Professor Granado, em suas palestras e livros o senhor enfoca bastante o macro e o microcosmo. Por favor, nos fale destes parâmetros e de suas respectivas interatividades perante os contextos da vida humana cotidiana.
Nelson Granado: Na fascinante aventura da vida, durante a fase material, o Homem interage, conscientemente ou não, com o ambiente que o envolve — natureza, outras espécies de seres vivos e o cosmos — utilizando como meio de troca, ondas e vibrações, e como instrumentos de recepção, sensores naturais manifestados em seus cinco sentidos (audição, visão, olfato, paladar e tato). Possuidor do atributo da inteligência o Homem cria instrumentos que lhe ampliam as percepções a ponto de fazê-lo sentir realidades fora do alcance de seus cinco sentidos naturais. Para melhor compreender a vida ele cria modelos que expliquem essas várias realidades e o plano físico de manifestação, no qual experiencia sensações, é o laboratório em que elabora e testa modelos e teorias. Os 92 elementos químicos da tabela periódica garantem a impressionantemente rica expressão desse plano — cores, matizes, formas, tamanhos, gostos, texturas, aromas, sabores e tonalidades. A partir do estudo cada vez mais aprofundado dos fenômenos e propriedades das estruturas desse plano denso de manifestação ele passa a entender o funcionamento do incrivelmente pequeno (microcosmo) e do majestosamente grande (macrocosmo), chegando inclusive a tangenciar aspectos da multidimensionalidade, dos campos de consciência, dos planos de manifestação, enfim, o Homem começa a compreender o relacionamento entre ciência e espiritualidade.

UFOVIA: Para o senhor, quais são os principais valores norteadores que, atualmente, se encontrariam “perdidos” dentro do atual contexto da humanidade global?
Granado: Há, em todas as dimensões de manifestação, uma interligação energético-vibratória entre as estruturas que as constituem, as quais participam das mudanças que ocorrem no decorrer do tempo. Os fatores que determinam essas alterações dependem das variáveis que caracterizam as próprias estruturas. A Humanidade, por exemplo, participa constantemente de um processo lento e gradativo de alterações e ajustes, normalmente não ocorrendo grandes saltos. Em termos evolutivos estamos no patamar que nos é devido, ou seja, estamos no degrau que precisamos, merecemos e que sabemos nos portar. Os vários problemas sociais, políticos e econômicos existem e não serão resolvidos enquanto formos como somos. Entretanto, a Humanidade hoje é mais bem situada e evoluída do que há 50 anos, 100 anos ou em datas anteriores. Grandes foram as conquistas conseguidas durante todo um processo histórico vivido pelo Homem e as aquisições tecnológicas, científicas, políticas e sociais inseridas durante os ajustes históricos vividos pela Humanidade nos permite dizer que de fato houve evolução e ela é incontestável. A própria existência da mídia atuante e crítica favorece ajustes comportamentais e, de certo modo, mitiga e diminui abismos entre “favorecidos” e “explorados”. Certamente há ainda grandes desequilíbrios, mas o conhecimento e a atuação de grandes forças sociais tendem a diminuí-los devido a ajustes naturais que induzem erosões possibilitando suavizar grandes diferenças.

'A Humanidade de hoje está vivendo momentos de expectativa frente às incríveis mudanças
que ocorrem de instante a instante. Estamos no limiar de grandes revelações que deverão acontecer
em breve e seremos nós os atores e testemunhas dessas notícias que serão apresentados ao Homem'

UFOVIA: E quais são os problemas mais relevantes que o senhor destaca?
Granado: Entre os problemas que mais agravam os desequilíbrios está a Educação que a meu ver é o grande desafio do Homem dos próximos tempos. Reportando ao cerne de sua pergunta, eu não entendo que haja valores humanos perdidos no atual contexto da Humanidade. Considero que devido a enorme eficiência alcançada na transmissão de informações e dos meios de comunicação, com o advento dos satélites e da Internet, os fatos que se processam em termos globais são conhecidos em todo mundo praticamente em tempo real, dando a impressão que os problemas existem de modo amplificado. Mas não é bem assim. Os problemas sempre existiram, mas nem sempre tomávamos conhecimento. Por exemplo, quando Abraham Lincoln, Presidente americano, foi assassinado em 1865, a notícia de sua morte somente chegou à Europa treze dias depois, porque esse era o tempo que demorava o navio para ir de Nova Iorque à Inglaterra. Hoje a coisa é instantânea! Assistimos aos acontecimentos do mundo em tempo real. Ela, a Humanidade, não é mais violenta que antigamente (como muita gente fala por aí). A título de exemplos tomemos, em primeiro lugar, como fonte de informação a Bíblia. Diversos livros do Antigo Testamento descrevem verdadeiros horrores de matanças, crueldades, traições, genocídios e fratricídios e, no entanto, são tidos como livros “sagrados”. E isso aconteceu naqueles tempos, entre 5 mil e 3 mil anos atrás. Como segundo exemplo, quero lembrar que no século XX, entre os anos de 1935 e 1946 (aproximadamente) seis homens apenas (Adolf Hitler, Joseph Stalin, Mão Tsé Tung, Benito Mussolini, Chang Kai Chek e Hiroito) foram responsáveis pela morte de mais de 160 milhões de pessoas. Ou seja, hoje em dia, mesmo com tanto desequilíbrio e insanidade, o Homem está um pouco melhor do que “antigamente”. A Humanidade de hoje está vivendo momentos de expectativa frente às incríveis mudanças que ocorrem de instante a instante. Estamos no limiar de grandes revelações que deverão acontecer em breve e seremos nós os atores e testemunhas dessas notícias que serão apresentados ao Homem. Entre essas grandes revelações se encontra a Cósmica em que o Homem terrestre vai tomar contato oficial com a vida fora da Terra.

UFOVIA: O senhor acredita em vida inteligente fora da Terra?
Granado: Eu não acredito; tenho certeza! E assim afirmo por uma questão muito simples de bom senso, de lógica. Comparar o tamanho do planeta Terra à Criação é similar a comparar o diâmetro de um átomo ao tamanho da Via Láctea. E seria um absurdo imaginar que um único “átomo” é o único que retém a vida em muitos bilhões de outros átomos que povoam essa galáxia. A vida extra-terrena é algo tão natural e óbvia como a existência de muitos milhões de espécies diferentes na nossa biosfera. E eu não precisaria de prova alguma para saber que há vida no espaço exterior. Basta comparar o tamanho do nosso planeta com o que está fora dele. Entretanto, para quem gosta de provas, na casuística ufológica há um acervo muitíssimo grande de testemunhos, filmes, fotos, registros em telas de radar etc que nos dão o respaldo necessário para afirmar que a vida fora da Terra é algo real, certo, lógico e incontestável.

UFOVIA: Sendo assim, os mesmos padrões, aspectos e mecanismos espiritualistas que o senhor entende em nosso mundo são também empregados em outras esferas vitais?
Granado: A coisa não é tão simples assim. Na verdade a existência da vida em todos os recantos do Cosmos faz parte de um processo multiuniversal e multidimensional onde cada mundo apresenta suas características particulares específicas. Em função de fatores específicos de cada local habitado os padrões, aspectos e mecanismos de evolução (e particular os aspectos espiritualistas) são determinados por especificidades locais. Assim, não é necessariamente verdadeiro que os padrões espirituais que conhecemos na Terra sejam iguais aos que ocorrem em qualquer lugar.
'Ao nos posicionarmos frente a qualquer aspecto das questões sociais ou econômicas, por exemplo, já determina que estamos tomando um posicionamento político sem, no entanto,
precisarmos estar filiado a cores partidárias'

UFOVIA: Qual é o significado da palavra OMNIVERSALIS?
Granado: A palavra Universo traz em sua essência a idéia de que toda a Criação é Una e que existe um único foco da Criação surgido a partir do Big Bang. Quando, há algum tempo, se cogitou a possível existência de outros focos universais, começou-se a usar a palavra Multiverso para designar tais bolhas de Criação, todas similares ao nosso Universo e localizados em inúmeras dimensões, localizações e tempos. O meu mais recente livro — Omniversalis — trata, entre muitos outros assuntos, da formação desses múltiplos universos. Desse modo o nome desse livro surgiu a partir da palavra Universo e da sua derivada Universal. Como eu estava tratando de infinitos universos, dimensões e planos de manifestação, utilizei a palavra latina Omni (que significa todo, tudo, muitos), a coloquei no lugar de Uni e ainda latinizei o restante. Assim veio o título do livro: Omniversalis.

UFOVIA: No ano de 2004 o senhor foi eleito pelos internautas como o “melhor autor do ano” pelo concurso I TOP UFOVIA. Já em 2005 teve eleito seu artigo “Modelo e Realidade” como o melhor do ano. Como o senhor vê esta reação do público diante de seu trabalho disponibilizado na Internet?
Granado: Talvez o público cada vez mais queira que os assuntos ligados à Espiritualidade e Ufologia sejam tratados sob ponto de vista científico. É importante mencionar que meus textos têm inspiração muito forte de amigos espirituais e cósmicos, como também de certo irmão de caminhada que em vida passada no século XIX, esteve ocupando posição de destaque junto à codificação espírita.

UFOVIA: O senhor tem religião?
Granado: Institucionalmente eu não me prendo a agrupamento algum. Não tenho religião, pois considero que genericamente as instituições limitam, separam, dogmatizam, restringem, cerceiam, amordaçam, enfim, não nos permitem ser livres. Entretanto, como respeito todos os caminhos pelos quais o Homem trafega, considero que em termos posturais “faço parte” de todas as religiões. A bem da verdade, quando eu falo que não me vinculo a instituição alguma estou me referindo não apenas a religiões, mas também a partidos políticos, agremiações desportivas etc. Isso não quer dizer que não tenho posições políticas ou não gosto de esportes. Muito pelo contrário. Entendo que ao nos posicionarmos frente a qualquer aspecto das questões sociais ou econômicas, por exemplo, já determina que estamos tomando um posicionamento político sem, no entanto, precisarmos estar filiado a cores partidárias.

UFOVIA: Professor Granado, muito obrigado pela entrevista. Peço que nos deixe suas considerações finais.
Granado: Na realidade quem agradece sou eu pela excelente oportunidade de poder que Via Fanzine está me proporcionando. Estou sempre à disposição de todos que quiserem tratar da temática mencionada. Aceitem minhas saudações fraternais.
phisiom@uol.com.br

- Leia esta entrevista na íntegra em UFOVIA nº 02 - Março/2006 (versões impressa & e-book).

Nenhum comentário: