terça-feira, 28 de agosto de 2007

MEDITAÇÕES PARA O BRASIL

"Quanto mais você medita, mais pode ajudar os outros e mais profundamente estará em sintonia com Deus. As pessoas egoístas permanecem espiritualmente estagnadas, mas os altruístas expandem sua consciência. Quando achar a sua onipresença na meditação, você encontrará a Deus. Se Ele estiver satisfeito, toda a natureza trabalhará em harmonia com você.
Aprenda a falar com Ele com toda sua alma." Paramahansa Yogananda
Meditações para o Brasil Uma iniciativa dos websites www.filosofiaesoterica.com e www.filoterapia.com
Você, de forma individual ou grupal, está sendo convidado a participar de breves, concisas, meditações / orações / reflexões que irão ocorrer durante sete dias, às 7h da manhã e/ou às 7h da noite. Elas irão visualizar um Brasil eticamente correto; socialmente justo; ecologicamente sustentável; economicamente solidário; politicamente participativo, capaz de participar ativamente da construção de uma civilização planetária com base no princípio da fraternidade universal. Nos três dias anteriores à 7de Setembro ― dias 4, 5 e 6 ― as meditações durarão um minuto ou mais. Nos três posteriores à 7de Setembro ― dias 8, 9 e 10 ― as meditações durarão, também, pelo menos um minuto. No dia 7 de setembro, a meditação deverá durar pelo menos 7 minutos. A ação pode ser chamada de “oração” por cristãos e espíritas, ou de “meditação”, de “visualização”, “contemplação” e “reflexão”, por budistas, iogues e pessoas de quaisquer religião ou filosofia. Consciencializar um potencial positivo para o país poderá ser feito de diferentes maneiras, segundo o temperamento e a criatividade de cada um ou de cada grupo. Basta que se use a força sutil da mente e do coração para o resgate dos princípios da ética e da justiça social no Brasil. O horário de sete horas da manhã e/ou sete horas da noite é sugerido para todos; mas quem preferir outros horários é igualmente bem vindo ao movimento.
O Brasil e a Força do Pensamento O Despertar de Uma Possibilidade Revolucionária Por Carlos Cardoso Aveline“Tudo o que somos é resultado do que nós pensamos no passado: tudo o que somos se baseia em nossos pensamentos e é formado por nossos pensamentos. Se alguém fala ou age com pensamento puro, a felicidade o acompanha assim como sua própria sombra nunca se afasta dele.” Gautama Buddha, em “Dhammapada”, Versos Gêmeos, 2. “Os antigos afirmavam que qualquer idéia será manifestada exteriormente se a nossa atenção estiver profundamente concentrada nela. Do mesmo modo, uma vontade intensa será seguida do resultado desejado.” Helena P. Blavatsky, em “The Secret Doctrine”, Theosophy Co., vol. I, p. 293 Parece haver razões ― mais fortes do que o mundo das aparências sugere ― para que os cidadãos brasileiros de boa vontade pensem e meditem de modo construtivo sobre o futuro do país.
Há evidências práticas de que é possível eliminar ou enfraquecer as fontes da corrupção e da violência ― mental, emocional e física ― através do uso consciente da força coletiva e combinada dos sentimentos de ética e boa vontade. O recente filme "Quem Somos Nós?" ("What The Bleep Do We Know?") conta uma experiência concreta que indica a força dos pensamentos e meditações produzidos coletivamente. O filme, que pode ser encontrado nas locadoras, revela um fato ocorrido no verão de 1993 na cidade de Washington, DC, Estados Unidos, na época conhecida por seus altos índices de violência.
Ao longo de várias semanas, cerca 4.000 meditadores, vindos de diferentes regiões geográficas, meditaram diariamente sobre paz social, e fizeram isso durante longos períodos de tempo a cada dia, em Washington. Autoridades policiais acompanharam de perto a experiência. Os índices de criminalidade caíram em 25% no mesmo período da experiência. O fato não foi surpresa para os organizadores do evento. Eles já haviam promovido vários eventos semelhantes, em menor escala, e por isso haviam antecipado precisamente uma queda de 25% no número de crimes ─ o que se confirmou.
A verdade é que o poder real da visualização, inclusive em termos sociais, já foi confirmado experimentalmente, não só nesta ocasião mas em inúmeras outras. O Guru Maha Rishi, que ficou famoso ao ensinar algo de Ioga aos Beatles nos anos 1970, dizia que se quatro ou cinco por cento da humanidade meditarem pela paz, não haverá mais guerras. Isso pode ocorrer em um futuro não muito distante.
O poder oculto da imaginação e da visualização também é abordado por Helena Blavatsky em suas obras monumental “Isis Sem Véu” e “A Doutrina Secreta”. A filosofia oriental chama esse poder da consciência humana de “Kriyashakti”. O que você visualiza, isso mesmo tende a ocorrer: somos o que pensamos.
Essa verdade já é relativamente bem conhecida no seu aspecto individual, e hoje começa a chegar a hora de visualizar coletivamente o bem do nosso país ─ algo que inclui, naturalmente, a necessidade de líderes políticos e administradores públicos honestos e cumpridores do seu dever. Essa prática meditativa, se disseminada até um certo grau, levará a chamada “consciência política e social” a um novo nível e a um parâmetro mais avançado, coerente com a filosofia clássica e esotérica e com a sabedoria de todos os tempos.
Não será preciso que ― como ocorre durante as Copas do Mundo de futebol ― todo o povo brasileiro “torça” pela vitória, isto é, utilize intensamente a força do pensamento, visualizando o bem do seu país. É claro que, assim como hoje o povo do Brasil usa a força do pensamento de modo pouco eficaz, com a esperança de obter metas futebolísticas e de escassa importância real, no futuro o mesmo povo poderá usar essa força para superar seus desafios culturais, econômicos, sociais e ambientais. Mas isso talvez só ocorra em um futuro relativamente distante.
Em um primeiro momento, é suficiente que um número relativamente pequeno de brasileiros pense corretamente as questões sociais e políticas do país, e visualize o bem do país com amplitude e nitidez. Isso fará com que se abram fissuras decisivas na massa de pensamentos e sentimentos negativos que hoje parece dominar a chamada “opinião pública”. Então o potencial positivo do país, que é ilimitado, despertará.
O pensamento crítico é indispensável, mas ele não é suficiente nem pode substituir o pensamento positivo ou a ação construtiva, que são igualmente importantes. Combinados, estes três fatores provocam a vitória da justiça e da ética, que são as bases da paz social duradoura.
Poucos duvidam, hoje, do fato de que o pensamento cria e dá forma à realidade, tanto individual quanto coletivamente. As idéias conscientes e as imagens mentais subconscientes são fatores dinâmicos e poderosos na constante renovação da vida ao nosso redor. Embora na maior parte dos casos o cidadão não perceba as conseqüências práticas da sua linha preferida de idéias e imagens mentais, o pensamento só ocorre “depois” dos fatos em uma dimensão secundária.
O pensamento ocorre, sobretudo, "antes" dos fatos. Ele abre o caminho para os acontecimentos. Ele lhes dá o rumo, conforme ensinam os primeiros versos da antiga escritura budista “Dhammapada”. Assim, os tipos de pensamento coletivo que alimentamos, e dos quais participamos consciente ou inconscientemente, determinam como nos relacionamos hoje com a realidade política, social e econômica que nos rodeia.
Não é difícil perceber que há um potencial literalmente revolucionário na simples idéia de usar correta e responsavelmente o poder do pensamento, em escala coletiva. A mente ― individual ou coletiva ― é como uma lente. Se estiver limpa e bem focada, permite uma boa visão da realidade e nos dá um sentido correto de orientação. Por isso, pode-se confiar em que haverá efeitos práticos, se um número crescente de pessoas passar a meditar, e a visualizar ― com calma sinceridade e de modo regular ― um Brasil que será, por exemplo, no futuro próximo:* eticamente correto; * politicamente democrático e participativo; * socialmente justo,* ecologicamente sustentável; e* economicamente equilibrado e solidário.
Sem pretensões messiânicas, esse país ajudará a construir uma civilização global que esteja baseada nos princípios da moderação, da simplicidade voluntária, da cooperação e da não-violência.Segue uma Sugestão de Vivência Meditativa
1 - Sentado, com os pés bem plantados no chão, as partes superiores e inferiores das pernas formando ângulo reto, fique com a coluna ereta.
2 - Respire calma e profundamente. Deixe de lado toda preocupação com assuntos pessoais de curto e médio prazo.
3 - Relaxe os pés, depois as pernas, as mãos, os braços, e finalmente os músculos do rosto. Sinta o contraste entre a musculatura relaxada e a coluna vertebral firme. Assim devemos ser diante da vida: firmes no essencial e flexíveis no que é secundário.
4 - Consciencialize a dor centenária do povo brasileiro e no sofrimento coletivo que houve desde o ano 1500. Consciencialize os jovens e velhos que sofrem devido às secas, às enchentes, à miséria, ao desemprego, à violência urbana, e à falta de atendimento nos hospitais públicos. Consciencialize a sua própria dor. Em tudo o que você sofreu até hoje. Perceba como a experiência humana transmuta a dor em sabedoria. Admita que todo obstáculo, grande ou pequeno, existe para ensinar-nos uma lição, e que nossa tarefa diante da vida não é lamentar-nos, mas crescer interiormente.
5 - Veja agora a intuição e a solidariedade iluminando as relações entre todos os brasileiros. Imagine a população despertando para o mundo espiritual a partir da sua vida diária concreta. Cada cidade acordando para a solução fraterna e participativa dos seus problemas imediatos.
6 - Veja os meios de comunicação social atuando a serviço da vida, pesquisando e transmitindo sabedoria, e promovendo uma espécie de assembléia geral permanente do povo brasileiro, cujo grande tema seja como atuar de modo correto, individual e coletivamente, a cada momento da vida cotidiana. Visualize o rádio, a televisão e os jornais brasileiros defendendo os interesses da nossa população. Decida fazer alguma coisa de prático a respeito, ou renove a sua decisão se ela já foi tomada.
7 - Visualize dirigentes sinceros ouvindo de coração o povo brasileiro, em nível federal, estadual e municipal. Imagine a sua cidade e o Brasil como territórios livres da desonestidade e do sofrimento que ela causa. Como espaços livres para a nova era de fraternidade entre todos os seres. Guarde consigo esta imagem. Mantenha-a nítida em sua mente e coração. Faça com que ela seja mais forte que quaisquer sentimentos negativos. Assim você estará não só desenvolvendo o poder da sua vontade espiritual, mas também será um foco criador de uma sociedade melhor.

São apoiadores deste movimento:
01. A revista “Bodigaya”, de Porto Alegre/RS02.
02. O jornal mensal “O Aprendiz”, de Ribeirão Preto/SP03.
03. VID, Escola de Aprendizados para o Bem-viver, de Santa Cruz do Sul/RS
(Participe deste movimento grupo vibracional de Meditação pelo Brasil)
Escolha seu grupo e mande um e-mail para:

Nenhum comentário: